segunda-feira, 7 de maio de 2012
De mal com a balança
A expressão "de mal com a balança" é muito usada para se designar a insatisfação com o peso. Geralmente,o peso elevado. Porém,essa expressão também pode ser usada para se referir a um peso baixo. O ruim , é quando a estética já não é o maior problema,e sim a saúde. Com certeza todos nós já ouvimos falar em desnutrição , mas será que você sabe o conceito correto de desnutrição?
A desnutrição é uma doença causada pela dieta inapropriada, hipocalórica e hipoprotéica. Também pode ser causada por má-absorção de nutrientes ou anorexia. Tem influência de fatores sociais, psiquiátricos ou simplesmente patológicos.Acontece principalmente entre indivíduos de baixa renda e principalmente as crianças de países subdesenvolvidos.Segundo "Médicos sem Fronteiras",a cada ano 3,5 a 5 milhões de crianças menores de cinco anos morrem de desnutrição. As consequências são variadas,o coração perde massa muscular,assim como os outros músculos do corpo. Em estágio mais avançado há insuficiência cardíaca e posteriormente morte.O corpo humano não vai ter os nutrientes necessários para produzir as células de defesa. Logo, é comum infecções intestinais subsequentes, respiratórias e outros acometimentos.A desnutrição não é um problema difícil tampouco caro de se resolver, fazendo com que muitas pessoas morram.
Enquanto crianças e adultos passam fome e morrem de desnutrição em locais de extrema carência, em outros países como nos Estados Unidos , há grande excesso de peso. Além de ser ruim para o visual , pode afetar também a saúde. O excesso de peso ocorre, em geral, em países com a renda mais alta. Mas a obesidade pode ser genética e por causa de sedentarismo. Segundo o IBGE, em pesquisa feita em 2008 e 2009, no Brasil a obesidade atinge 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres com mais de 20 anos, 4,0% dos homens e 5,9% das mulheres entre 10 e 19 anos e 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas entre 5 a 9 anos. obesidade aumentou entre 1989 e 1997 de 11% para 15% e se manteve razoavelmente estável desde então sendo maior no sudeste(graças às melhores condições de vida ) do país e menor no nordeste(graças às piores condições de vida).
Em 2012 um estudo diz que 49%dos brasileiros estão obesos. Um estudo mostra que isso ocorre graças a modernização e ocupação do tempo com afazeres, fazendo com que as pessoas troquem uma refeição saudável por um lanche rápido na MC Donalds . Com a modernização, o sedentarismo cresce , consequentemente , a obesidade também. A alimentação é apenas um dos exemplos da desigualdade social existente no mundo. Enquanto lugares como interior do Nordeste, muitas pessoas passam fome , no Sudeste, as pessoas têm uma vida de luxo , sedentarismo e obesidade.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Desnutri%C3%A7%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Obesidade
Imagem retirada do google
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário