O crescimento desordenado das cidades e riquezas mal distribuídas gerou, nos últimos anos, como desemprego, poluição, trânsito, falta de moradia, violência urbana e desigualdade social entre os municípios da região sudeste.
Lá se junta muita gente com o sonho de ganhar dinheiro para sustentar sua família, mas nem todos conseguem, e assim essa região ganha muitas favelas, a necessidade de ganhar dinheiro aumenta o perigo nas ruas, os assaltos.
Economia
Como pode ver no gráfico abaixo, em São Paulo há o melhor PIB (gráfico de 2007), e, em segundo lugar, vem o Rio de Janeiro. Ambos os municípios são da região sudeste.
Mesmo com muita desigualdade social, a região sudeste é a região do país com mais escolas, melhor atendimento médico-hospitalar, e melhores condições para a pesquisa tecnológica.
Além de ter a agricultura mais desenvolvida do país, o sudeste tem também 70% da transformação industrial do país. Com um parque industrial concentrado nas três mais populosas cidades do país - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte - A industrialização dessa parte do Brasil se assemelha em alguns aspectos, à países desenvolvidos do hemisfério norte.
Agricultura
A Região sudeste é a mais importante região econômica do Brasil. A agricultura é praticada em todos os estados da região. Os principais produtos agrícolas cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas. A pecuária também é praticada em todos os estados da região. O maior rebanho é o de bovinos e o estado de Minas Gerais é o principal criador. Equinos e suínos também são encontrados. Na região Sudeste, pratica-se o extrativismo mineral. Os principais minérios explorados são ferro, manganês, ouro e pedras preciosas. As maiores jazidas são encontradas no estado de Minas Gerais.
Pecuária
A pecuária também tem grande destaque na região, sendo o seu rebanho bovino o segundo maior do país. A grande produção de carne bovina (pecuária de corte) e suína permite a instalação e o desenvolvimento de frigoríficos e indústrias de laticínios (pecuária leiteira). A criação de aves (avicultura) e a produção de ovos são as maiores do país (aproximadamente 40% do total nacional), concentrando-se no estado de São Paulo.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Sudeste_do_Brasil
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Sudeste_do_Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário