segunda-feira, 7 de maio de 2012
Rompimento de Barreiras
O que nos une? Talvez os gostos musicais , as preferências, as marcas , os problemas sociais. De norte a sul , de leste a oeste ,não há um lugar em que não exista problemas sociais. Até agora não existe nação , país ou estado, perfeito .Todos eles têm problemas. O que diferencia é a forma de encará-los e a gravidade desses problemas. Nossa proposta é romper as barreiras existentes , independente da cultura, origem e crença . Afinal , todos nós temos ideais parecidos .
A liberdade de expressão é uma das principais ferramentas termos esse rompimento de barreiras. Demonstrar e se expressar é sinal de luta pelos direitos , porém , em muitos locais essa liberdade ainda não existe. Pessoas muitas vezes são caladas e vítimas de rígidos ditadores que tenham-lhes impor uma regra . A Irã, Coréia do Norte, Venezuela e muitos outros países são totalmente contra opiniões contrárias a de autoridades. Muitos países da África seguem esse mesmo modelo ditador.
Essa falta de liberdade de expressão muitas vezes se dá por causa do medo e das ameaças que a população sobre das autoridades. Essas autoridades que não deixam as pessoas opinarem ,seguem , em sua maioria um sistema de DITADURA ou COMUNISMO.
Ditadura e Comunismo são sistemas de governo diferentes. O comunismo é o sistema que prega o fim da propriedade privada e distribuição dos meios de produção, com a finalidade de acabar com a desigualdade social, enquanto que a ditadura é a tomada do poder por meio da força e imposição de um único poder, em contraposição com a democracia em que o controle é exercido pelos 3 poderes - executivo, legislativo e judiciário. Tudo isso é real na teoria, mas na prática , o sistema comunista é uma ditadura, sim.
Há também a LIBERDADE DE IMPRENSA , que é a capacidade de um indivíduo de publicar e acessar informação (usualmente na forma de notícia), através de meios de comunicação em massa, sem interferência do estado. Embora a liberdade de imprensa seja a ausência da influência estatal, ela pode ser garantida pelo governo através da legislação. Ao processo de repressão da liberdade de imprensa e expressão chamamos censura.
Outra técnica que possibilita o rompimento de barreiras, seria as redes socias , nelas podemos nos comunicar e compartilhar interesses e opiniões. Outra forma de "encurtar" o mundo seria os meios de transportes. Com a tecnologia avançada , a rapidez e praticidade que possui os transportes, fazem com que mercadorias e pessoas viajem de para diversos cantos do mundo.
CURIOSIDADE : O relatório elaborado pela organização Repórteres Sem Fronteiras,
congrega 175 países que são avaliados de acordo com a liberdade de propagação de informações de interesse comum.
O índice é medido de acordo com as violações à liberdade de imprensa e de expressão, monitorado pelo Intercâmbio Internacional pela
Liberdade de Expressão (IFEX). Quanto mais próximo de 0 melhor é a liberdade de expressão e de imprensa no país.
Os dados são referentes ao ano de 2009.
Os Melhores:
1º. Dinamarca: 0,00 índice de liberdade de imprensa
2º. Finlândia: 0,00
3º. Irlanda: 0,00
4º. Noruega: 0,00
5º. Suécia: 0,00
6º. Estônia: 0,50
7º. Holanda: 1,00
8º. Suíça: 1,00
9º. Islândia: 2,00
10º. Lituania: 2,25
71º. Brasil: 15,88
Os Piores:
1º. Eritreia: 115,50
2º. Coréia do Norte: 112,50
3º. Turquemenistão: 107,00
4º. Irã: 104,14
5º. Birmânia: 102,67
6º. Cuba: 94,00
7º. Laos: 92,00
8º. China: 84,50
9º. Iémen: 83,38
10º. Vietnã: 81,67
Fonte http://lista10.org/miscelanea/os-10-melhores-e-piores-paises-em-liberdade-de-expressao/
Imagem retirada do google
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário